Tempo de leitura: 4 minutos
Você já desistiu de abrir seu próprio negócio por algum dos motivos abaixo?
Muitas pessoas desistem do sonho de empreender por alguns motivos que, na verdade, não passam de desculpas que elas contam para si mesmas.
Talvez por medo, talvez por insegurança ou talvez por acreditarem que ainda não estão preparadas.
Veja também: 4 Perguntas Para Saber Se Sua Ideia de Negócio Vai Dar Certo
Os 4 Principais Motivos Que Te Impedem De Empreender (e Porque Eles Não Deveriam):
-
Estabilidade no emprego
Estabilidade no emprego é uma mera ilusão.
Ninguém pode dizer que tem estabilidade quando a qualquer momento pode acontecer alguma coisa que, de uma hora para outra, mude tudo.
Uma crise econômica que obrigue a empresa a reduzir o quadro de funcionários, uma demissão inesperada ou até uma doença que te impeça de trabalhar por um longo período.
Aposto que você mesmo consegue pensar em vários outros motivos neste exato momento.
Quando estava iniciando minha vida profissional, um de meus colegas (que era trainee na época) tinha acabado de ser efetivado com um ótimo salário e vários benefícios. Aproveitando o bom momento, ele se casou e financiou um novo apartamento.
Preciso dizer o que aconteceu? Sim, ele foi demitido sem mais nem menos apenas alguns meses depois de ter conquistado a tão esperada “estabilidade”.
Portanto, se você não larga seu emprego para abrir seu próprio negócio por medo de perder sua estabilidade, aconselho que pense melhor e reflita se este é mesmo o verdadeiro motivo que te impede de empreender.
-
Não tenho o conhecimento necessário
Você não abre seu negócio porque acha que não tem todo o conhecimento ou habilidades necessárias?
Deixa eu te contar um segrego: ninguém tem! E quando falo ninguém é ninguém mesmo. Nem você, nem eu, nem o Mark Zuckenberg ou o Steve Jobs. Ninguém é bom em tudo!
Portanto, não use a falta de conhecimento como desculpa.
Foque no que você já tem e naquilo que você faz de melhor.
Se você é ótimo com vendas, assuma esta função e encontre uma maneira de fazer o resto. Seja aprendendo a fazer, contratando um funcionário ou encontrando alguém com um perfil complementar ao seu para ser seu sócio.
Mais importante que saber fazer, é ter atitude para aprender ou para encontrar alguém que já saiba.
-
Não tenho dinheiro para abrir meu negócio
A falta de dinheiro te impede de começar seu próprio negócio?
Se você pensa isso não se preocupe, não é sua culpa.
Nos ensinam que para começar um negócio é preciso abrir um CNPJ, gastar uma fortuna com seu produto ou serviço, investir milhares de reais em instalações e equipamentos e ter 6 vezes o faturamento estimado como capital de giro para os primeiros meses de operação.
Não me entenda mal, não sou contra nada disso e tudo pode ser verdade dependendo do seu negócio.
O fato é que para a maioria dos negócios existem outras maneiras de se começar com pouco (ou nenhum) recurso. Ou, no mínimo, descobrir se sua ideia vai dar certo antes de gastar todas as suas economias.
Se você quer abrir uma loja de chocolates, por exemplo, pode começar a fazer doces em casa e vender sob encomenda para festas e pessoas da vizinhança. Assim vai descobrir se gostam do seu produto e ainda começar a faturar antes de gastar com um ponto comercial, aluguel, equipamentos e funcionários.
Portanto, use a cabeça e encontre um jeito mais simples e barato para começar seu negócio.
E mesmo se você tiver todo o dinheiro necessário, sugiro que faça exatamente a mesma coisa.
Veja também: Como Conseguir Dinheiro Para Abrir Empresa
-
Não tenho tempo para abrir meu próprio negócio
Você já parou para pensar que você tem exatamente a mesma quantidade de horas no dia que todas as outras pessoas do mundo?
Então como você pode dizer que não tem tempo de abrir seu próprio negócio enquanto outras pessoas têm? Se falta de tempo fosse um verdadeiro motivo, todos os empreendedores de sucesso seriam uns desocupados!
A diferença não é quanto tempo você tem, e sim como você usa o seu tempo!
Você não precisa logo de cara largar seu emprego e se dedicar ao seu novo negócio em tempo integral. Dê um passo de cada vez.
Mesmo trabalhando das 9 às 18, você ainda tem suas noites, finais de semana e horários de almoço para tirar sua ideia do papel!
Ninguém disse que abrir o próprio negócio é fácil. Mas só depende de você, da sua determinação e vontade de realizar seus sonhos.
Com certeza não é por falta de tempo.
E agora que saber sobre você…
Você já deixou de começar seu negócio por causa de algum destes motivos? Ou está com receio de começar por causa de algum deles?
Deixe seu comentário!