• Rebeca Géter Viana

    obrigada pelo post, muito esclarecedor.
    Eu entrei no site do INPI para registrar minha marca porem veio o valor integral.
    Como eu faço para obter o desconto?
    Eu sou MEI.
    Obrigada desde já,

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Que bom que gostou Rebeca!

      Infelizmente não sei te dizer o que pode ter acontecido no seu caso, sugiro que entre em contato com o INPI ou com um profissional especializado em registro de marcas.

      Abraços!

  • Renato Orozco

    Ola Gustavo, gratidão pelo post, um ótimo guia! Quero registrar a marca de minha ONG e estou com muita dificuldade em identificar o tipo de classe. Verifiquei outras ONGs conhecidas (a maioria não tem registro) e a maioria está na classe 35. Infelizmente, játem uma empresa registrada na classe 35. O que fazer?

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Obrigado Renato!

      Sugiro que contate um profissional especializado em registro de marcas, não sei dizer qual classe seria melhor no seu caso.
      O que posso adiantar é que se já existe uma marca igual registrada na mesma classe que deseja provavelmente você não conseguirá o registro. Talvez a saída seja ou começar a usar outra marca ou se certificar se não é possível registrá-la em outra classe.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  • Raphael Dutra

    Ola gustavo gostaria de saber
    Iniciei o pedido como ponto certo bebidas
    E existe ja registro como ponto certo
    Na mesma clasificacao
    Sera possivel aprovacao

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Raphael, obrigado pelo comentário!

      Aconselho que procure um profissional especializado em marcas e patentes, mas se entrou com o pedido do mesmo nome de marca, de marca da mesma natureza e na mesma classe, acho mais provável que não seja aprovado mesmo. Mas não posso te dizer com certeza.

      Abraços!

    • Raphael Dutra

      Entao mais oq esta registrado É
      PONTO CERTO
      a minha É
      PONTO CERTO BEBIDAS

  • João Ribeiro

    quero registra uma marca, porem ainda não possuo produto, é possível registrar? futuramente os produtos serão alimentos pronto para consumo, como café torrado, geléias, pães, laticínios etc.

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá João, obrigado pelo comentário.
      Você pode sim registrar uma marca sem ainda ter o produto. Mas sugiro que procure um profissional especializado para te orientar corretamente quanto em que classe você deve registrar a marca.
      Abraços!

  • rafael augusto broca

    Gustavo, eu registrei uma marca e preciso incluir mais classe, como proceder?

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Rafael, até onde você deve fazer um registro para cada categoria/classe, mas sugiro que você converse com um profissional especializado. Ele vai saber te informar melhor!
      Abraços e obrigado pelo comentário!

  • Ricardo Biruel

    Gustavo, conteúdo muito interessante e bem explicado. Só tenho uma dúvida… Se eu registrar um marca mista ela protegerá somente o conjunto desenho + nome ou também protegerá o nome da minha marca?

    Penso o seguinte, se eu registrar uma marca mista (igual o exemplo da pepsi) e amanhã aparece alguém usando apenas o nome que eu registrei (ex: pepsi sem o desenho e com uma fonte totalmente diferente), eu ainda terei o direito sobre esta marca??

    Ou devo fazer os dois registros, nominativo e misto??

    Muito obrigado.

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Ricardo, obrigado pelo comentário!

      O melhor é você procurar um profissional especializado para confirmar, pois posso estar errado e depende de vários fatores, como em qual classe a marca está registrada, etc.

      Até onde sei, ao fazer o registro de marca mista, apenas o conjunto está protegido. Para ter total proteção acredito que o melhor seja fazer os dois registros. Mas isso é bem incomum para uma empresa que esteja começando, por exemplo.

      De qualquer maneira, procure um profissional especializado que ele vai conseguir te explicar melhor que eu.

      Grande abraço!

  • Gisele Santana Barreto

    olá Gustavo, registrei minha marca com uma empresa especializada, porém estou achando muito estranha a conduta.
    Fiz o registro no inicio do ano e desde de setembro eles dizem que foi aprovado e tenho que pagar uma taxa para retirar certificado, até aí tudo certo. Porém eles falam que vai para o prazo extraordinário e que vai se tornar uma dívida ativa no nome da empresa se não pagar dia X. Depois me ofereceram um parcelamento em nome da empresa que arcará com os custos e fará o parcelamento e não cobrará juros. Ninguém empresta dinheiro assim, estou com os dois pés atrás com a empresa.
    Como consigo consultar esse registro?

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Gisele, obrigado pelo comentário.

      Realmente é estranho este parcelamento que eles querem fazer. Essa taxa existe sim, e posso estar errado, mas acredito que o não pagamento apenas cancela o pedido de registro. Não acho que se torne uma dívida ativa. Porém talvez seja interessante consultar isso com outro profissional especializado para ter uma segunda opinião.

      Sobre a consulta do registro, você consegue fazer isso facilmente pelo site do INPI em “faça uma busca”. Você consegue consultar pelo número do processo ou mesmo pelo nome da marca.

      Abraços!