• Claudia Chamas

    eu realmente estou gostando muito dessas dicas, são reais,palpáveis, falam de tudo que sentimos sobre ter uma idéia, validar, empreender, vale à pena ler!

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Claudia!
      Fico muito feliz que esteja gostando.
      Obrigado pelo comentário!

      Abraços,

  • Kennety Iago Granja

    Gustavo, parabéns pelo seu trabalho, parabéns por ajudar várias pessoas.
    Esse artigo é muito bom, muito bom mesmo. Já havia escutado falar sobre tudo isso que você disse, mas nunca vi tão bem explicado e exemplificado assim. Com certeza a partir de agora vou fazer validação de negócios com uma eficácia bem maior.

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Muito obrigado Kennety! Que bom que gostou.

      Caso precise de alguma ajuda ou tenha alguma dúvida sabe onde me achar!

      E boa sorte com suas próximas validações.

      Abraços.

  • Camilo Lopes

    Muito bom o artigo. Já li vários do mesmo assunto. Porém, o mais completo, transparente e na veia foi seu. E escrito como bate papo. Excelente.
    Parabéns! Gustavo.

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Obrigado Camilo!

      Fico feliz que tenha gostado e obrigado pelo feedback. Espero que continue acompanhando os próximos artigos.

      Grande abraço!

  • Maycow Moura

    Gustavo, alguma ideia de como achar possíveis clientes pela internet? Por exemplo, criei lá a minha landing e/ou video. E agora? Como achar as pessoas para vê-los? Claro q existem anuncios que você compra baseado nos interesses das pessoas, mas como o ideal seria poupar custos, vc tem alguma ideia de onde postar aquele linkzinho da sua landing page? Abraço

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Maycow, ótima pergunta.

      Vai depender muito do seu produto/serviço.
      Os anúncios no Adwords ou no Facebook são pagos, porém podem ser uma ótima maneira para atrair público para sua landing page. Poupar custos não significa que você não terá nenhum custo.

      Outra alternativa pode ser divulgar em sites, grupos, fóruns, comunidades, etc., do seu segmento de atuação. Mas cuidado para não acabar fazendo “spam” pois isso não é nada bom.

      Ou ainda divulgar por email para seus clientes, ou após reuniões “cara a cara”. Como disse, a estratégia depende muito do que você está oferecendo.

      Abraços!

  • Zanotta

    Olá Gustavo,
    Ótimo texto, parabéns.

    Já vi uma validação de ideia de negócio funcionar na prática.
    Em 2012, tentei abrir meu próprio negócio. Enquanto estávamos desenvolvendo o produto (estágio inicial, claro), resolvemos fazer uma pequena pesquisa de mercado, diretamente com o nosso publico alvo. Apresentávamos a nossa ideia e sempre recebíamos a mesma resposta: “Ah, muito legal essa ideia de vocês, mas não resolve meu problema… Mas, se vocês me entregassem tal coisa, aí sim eu quero”.

    Não preciso nem dizer que voltamos a prancheta e redefinimos o foco do produto.

    Abraço

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Obrigado Zanotta!

      Interessante sua experiência. Por isso é tão importante “ir para a rua” e conversar com seus clientes/usuários, fazer o famoso “customer development”. Agiram muito bem.

      Abraços!

  • Tiago Saft Fuelber

    Gustavo, parabéns pelo artigo, realmente muito esclarecedor e motivador.
    A minha pergunta é: como faço se minha idéia é um produto físico e não tenho nenhuma imagem dele nem nada parecido? eu queria evitar ter que fazer um protótipo. Acredito que meus clientes só comprariam ele vendo imagens.

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Tiago, tudo bem?

      É difícil dizer sem saber qual produto. Eu já fiz validação de produtos físicos, mas tinha imagens.
      Você vai ter que encontrar uma maneira de tornar este produto mais “tangível” para seus clientes. Só assim vai saber melhor. Se for necessário fazer um protótipo, é isso que deve fazer. Só cuide para fazer o protótipo certo.

      Se quiser entrar em mais detalhes, entre em contato comigo por email!

      Abraços e obrigado pelo comentário e elogios!

  • Dannylson Charviss

    Alo Gustavo, deste lado do mundo, Denilson Charviss Mocambicano e querendo empreender e por nao se tratar de uma tarefa facil enfrento problemas… gostaria de saber quais sao os pontos cruciais na criacao de um projecto empresarial, atendendo que eh um produto diferente com o que eu deveria preocupar-me em entender na integra? de uma forma geral eh possivel explicar? obrigado e abracos aguardo uma resposta

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Dannylson! Obrigado pelo comentário.

      É complicado explicar sem saber do que se trata. Mas de uma forma geral, o mais importante para começar a validar uma ideia de negócio é “ir para a rua” e aprender o máximo possível sobre seu público. Quem é ele? Ele tem o problema que você quer resolver? Como ele quer resolver esse problema? Pagaria por isso? E assim por diante.

      Depois disso, é “só” entregar ao seu cliente o que ele deseja…

      Espero que já tenha ajudado! E continue nos acompanhando por aqui!

      Grande abraço,

  • Luan Esteves

    Conteúdo show de bola Gustavo. Obrigado! =)

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Eu que agradeço Luan, que bom que te ajudou.
      Espero que continue acompanhando e contribuindo!
      Abraços.

  • Patrick Lucas

    Para fazer a validação do meu negocio preciso já ter o nome da empresa e logotipo? Ou simplesmente criar um nome provisório?

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Olá Patrick, dependendo da validação que fizer você pode sim usar um nome provisório. Não precisa ter logotipo nem nada do gênero. Mesmo marcas de renome e empresas já consolidadas fazem validações dessa maneira.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraços,

      • Patrick Lucas

        Muito obrigado. Preciso criar uma validação para saber se realmente meu publico alvo sofre com o problema que irei criar a solução. No caso meus clientes são todas empresas, isso mesmo todos as empresas, uma vez que o produto para o qual eu estou criando a solução, todas empresas usam. Como faço para elaborar uma pesquisa com perguntas certas e diretas para ter um resultado onde posso saber realmente oque meu publico pensa?

        • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

          Olá Patrick, a maneira mais indicada é listar as hipóteses de negócio que você possui e validá-las com as pessoas certas dentro de algumas destas empresas. Você pode fazer isso com entrevistas/conversas pessoais que, neste caso, parece o mais indicado.
          Se precisar de ajuda ou uma orientação mais detalhada entre em contato comigo por e-mail ou pelo formulário de contato aqui do site para conversarmos melhor.

          Abraços!

  • Kelvin Maués’

    Parabéns pelo artigo Man, acabei de ler (assim que você ler isso, já se passaram horas hahahaha), excelente. Perguntas? Eu tenho várias, no decorrer irei questioná-lo quando as dúvidas surgirem no decorrer da execução. Grato!

    • http://www.arsenalempreendedor.com Gustavo Gubert

      Obrigado Kelvin! Se precisar de ajuda, fique a vontade para entrar em contato.
      Abraços e continue nos acompanhando!

Página não encontrada - Arsenal Empreendedor