Tempo de leitura: 5 minutos
Ser empreendedor não é fácil como muitos pensam por aí. São muitos os desafios, as incertezas e as adversidades pelo caminho.
Mas se é tão difícil e sacrificante por que existem tantos empreendedores e ainda mais pessoas que sonham em ter seu próprio negócio?
Se você acha que é apenas para ganhar dinheiro e ficar rico, pense um pouco mais.
É claro que ganhar dinheiro é muito importante, mas você está muito enganado se acredita que é o dinheiro o que realmente move e motiva um empreendedor.
Se fosse verdade você não veria empreendedores multimilionários ainda trabalhando duro para fazer sua empresa crescer e até mesmo começando novos negócios. Ou empreendedores que vão a falência e começam tudo de novo, do zero.
Caso a recompensa fosse apenas ganhar dinheiro seria muito mais fácil conseguir um emprego com um bom (e garantido) salário, benefícios, direito a décimo terceiro e férias remuneradas, não acha?
Veja também: As 10 Coisas Que Eu “Odeio” Em Ser Empreendedor
Mas então, se não é pelo dinheiro, por que seria?
O que realmente motiva os empreendedores a seguir em frente?
É claro que cada um tem sua própria motivação, mas acredito que existem algumas “pequenas” sensações que ser um empreendedor pode te proporcionar que são muito maiores que qualquer uma das dificuldades enfrentadas pelo caminho.
Sensações que talvez só quem já teve o prazer e o privilégio de sentir na própria pele vai ser capaz de entender e que fazem todo o esforço valer a pena.
O melhor é que elas acontecem para todo e qualquer empreendedor, desde aqueles que tem um negócio muito pequeno até os grandes empreendedores de sucesso.
Talvez seja por isso que existem tantos empreendedores que, apesar de todo o esforço necessário, desafios enfrentados, problemas e adversidades com que se deparam diariamente, ainda assim são felizes e gratos pelo que fazem.
Veja a seguir quais são estas “pequenas” sensações que geram tamanha satisfação e gratidão, a ponto de superar qualquer adversidade que um empreendedor possa enfrentar:
#01. A Sensação de Realização
Todo mundo tem sonhos, todo mundo quer atingir algum objetivo, todo mundo quer realizar suas vontades e desejos. Porém, infelizmente, pouquíssimos conseguem tirar tudo isso do papel.
Para um empreendedor, ver que sua ideia, que seu sonho saiu do papel e se tornou realidade é quase indescritível e uma das melhores sensações do mundo.
Quem é empreendedor sabe do que estou falando.
Daquele sentimento que você tem quando “abre as portas” da sua empresa, começa a vender, a conquistar seus primeiros clientes e vê seu produto pronto depois de muito trabalho e dedicação.
É como ter um filho que acaba de nascer.
Você passa semanas, meses ou até anos sonhando com aquele momento que, quando finalmente acontece, supera todas as suas expectativas e você tem o prazer e orgulho de dizer: “Fui eu que fiz”.
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
#02. A Sensação de Reconhecimento e Recompensa
Já sou empreendedor há algum tempo mas, como se fosse a primeira vez, sempre que alguém compra um produto ou serviço de algum de meus negócios me pego com um belo sorriso estampado no rosto.
Seja um novo cliente conquistado ou, ainda melhor, um cliente que está retornando depois de já ter “experimentado” nossos produtos e serviços.
E lembre-se de que não é pelo dinheiro em si, este sorriso aparece independentemente do valor da venda.
Para um empreendedor, vender não significa apenas faturar e ganhar dinheiro, significa que seu trabalho foi reconhecido e valorizado por alguém. (Tweet Isso)
Significa também que você está fazendo o que se propôs e realmente entregando valor aos seus clientes e os ajudando de alguma maneira.
Essa sensação não ocorre apenas quando se faz uma venda. Pequenas coisas como receber um elogio de um cliente, alguém recomendar seu serviço para outras pessoas ou se deparar com alguém na rua usando seu produto, são igualmente gratificantes.
#03. A Sensação de Liberdade
Esta talvez seja a mais impactante de todas as sensações que um empreendedor pode ter quando você se dá conta do que ela realmente significa.
Não estou falando da liberdade que alguns empreendedores possuem de trabalhar de onde quiser, quando quiser e como quiser e nem da liberdade de não ter chefe, poder sair mais cedo e não ter que dar satisfação para ninguém.
Até porque tudo isso depende de vários fatores como o tipo de negócio e o próprio desejo de cada empreendedor, sem falar que algumas são mais mitos do que verdades (veja alguns desses mitos aqui).
Estou falando de liberdade em um sentido mais amplo e significativo: a liberdade de assumir o controle e ditar o rumo da sua própria vida.
Quando você percebe que não depende do “sistema” e que pode ser dono do seu próprio nariz, que é capaz de sair da corrida de ratos e se separar do rebanho, você muda sua forma de pensar e enxergar o mundo e percebe que a sua vida só depende de você, para o bem ou para o mal.
É claro que essa liberdade tem um preço, mas um preço que, ao menos para mim, vale muito a pena ser pago.
E você? O que acha?
Qual destas sensações te deixa mais feliz? Existe alguma outra “pequena” sensação que ser um empreendedor te proporciona?
E se você ainda não tem seu próprio negócio, imagina como é sentir tudo isso?
Deixe seu comentário!